* Digite seu Nome.* Digite o seu Email.Email Inválido.* Insira uma Mensagem.
Helvécio Lambert
09/06/21 as 14:08:05
Olá João Marcos! Esclareço que respondo do lugar de psicólogo, e sem conhecimento mais aprofundado do coaching comportamental. _Além dos conhecimentos, expertises e profissionais específicos e distintos, são também diferentes a abrangência e a diversidade dos objetivos do tratamento pelo atendimento psicológico, e o acompanhamento pelo coaching comportamental. Numa perspectiva ampla, pela própria forma como você colocou, o tratamento pelo atendimento psicológico incorpora mais esta dimensão, do tratar. A partir das questões e queixas relatadas, contemplando conflitos internos e externos, vai ajudar o paciente a analisá-los e compreende-los melhor desde sua gênese. E vai promover a auto- análise do paciente, e o conhecimento e compreensão das causas e efeitos, de como, tanto as coisas positivas e construtivas, como os traumas, conflitos e questões mal resolvidas ao longo da sua história o conduziram e influenciam sua maneira de perceber, sentir e agir perante as situações de sua vida. Conhecimento e compreensão que vão ajudar nas superações necessárias e desejadas pelo paciente. Vai também identificar suas percepções, respostas e comportamentos disfuncionais que precisam ser modificados ou substituídos, além de promover a adoção e trabalhar a consolidação de uma percepção mais acurada e pertinente, e de comportamentos mais assertivos e funcionais, no sentido da superação das insatisfações e conflitos apresentados pelo paciente, e de sua melhor satisfação e realização pessoal. -Já o coaching comportamental foca mais em saber a motivação, os propósitos, as metas apresentadas, principalmente no âmbito profissional e/ou social, e a situação atual, e o que o cliente almeja alcançar. Porém sem fazer diagnósticos individuais mais aprofundados, sem contemplar a compreensão ou tratar a história de vida, os traumas, os processos, as causas e os fatores que conduziram à situação e aos comportamentos atuais de cada um. E propõe, incentiva e monitora a adoção de princípios pragmáticos e a prática metódica e cronogramada de técnicas, passos e comportamentos que vão alavancar e impulsionar a realização dos objetivos e metas do cliente. Então, dependendo do que a pessoa busca ou pretende, será mais indicada uma ou outra abordagem, ou ambas de forma complementar.


João Marcos
05/06/21 as 18:29:58
O tratamento feito por atendimento psicológico pode ser substituído por um acompanhamento de um coaching comportamental? Se sim, quando, ou em quais casos?


Helvécio Lambert
21/03/21 as 13:38:01
Oi Alex! O que temos atualmente postulado, baseado nas práticas conjuntas da psiquiatria e da psicoterapia, é que não há uma cura definitiva para o transtorno bipolar. Porém com estes atendimentos conjugados, a pessoa pode sim alcançar um equilíbrio muito satisfatório, uma grande redução ou mesmo extinção dos sintomas, de forma a poder viver uma vida normal, com a plena realização de suas atividades. No entanto a ciência da psicologia, seus modelos teóricos e práticas, se aperfeiçoam e evoluem continuamente, como também a ciência médica da psiquiatria e seus fármacos estão também em constante evolução, e quem sabe alcancemos um dia uma cura definitiva desse transtorno. Contudo em nossos dias, o tratamento indicado já proporciona a seus portadores o controle dos sintomas e o retorno à normalidade, com qualidade de vida!


Alex
19/03/21 as 09:40:30
Pot favor, pode me dizer se há casos de cura completa para bipolaridade?


Helvécio Lambert
08/03/21 as 16:46:10
Dia internacional das mulheres! Inaugurando essa nova etapa do nosso fórum: Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia internacional! Parabéns pelo seu imenso mérito nesta comemoração, porque universalmente o têm na vida! Por suas simultâneas energia e doçura, competência e graça, inteligência e intuição, determinação e sensibilidade. Por suas características específicas de mulher, e pelo tanto muito mais que como seres humanos compartilhamos, pelas tão preciosas parceria, companhia e suporte. Por suas justas lutas e merecidas conquistas, por sua consistente ascensão às posição e direitos que na verdade são legitimamente seus! Parabéns a cada mulher, muito sucesso e felicidades hoje e sempre! Helvécio Lambert


Helvécio Lambert
05/03/21 as 09:44:08
Saudações amigos e amigas! Venho informar que o nosso fórum já está no ar novamente, e é com muita satisfação que receberemos as suas questões e participações, com as quais estarei também interagindo. Participe, você é muito bem vindo!


Helvécio Lambert
24/01/21 as 12:29:00
Prezados amigos e amigas, o nosso fórum precisou ser desativado temporariamente para manutenção complementar do seu software, mas em breve será reiniciado para continuação dos nossos compartilhamentos. Att, Helvécio Lambert